segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Os preços do gás natural

 

O preço do gás natural é um dos parâmetros de referência para a evolução da demanda e da oferta no Brasil seja em função da produção nacional seja em função da importação (via gasodutos ou navios-transportadores).

A EPE-Empresa de Pesquisa Energética, responsável pelas projeções para este decênio, trabalha com 3 hipóteses de preços para os próximos 10 anos, observando a situação econômica nacional-internacional, apesar dos efeitos do Covid e a da impossibilidade de previsão do encerramento de seus efeitos principais (2021? 2022?).

O preço é calculado em dólar (é a referência global para o gás) e, consequentemente, quando aplicada em moeda nacional, poderá haver ajustes em função das importações realizadas. O primeiro cenário é o de “trajetória de alta” (efeitos diretos do preço do petróleo), o segundo é o de “trajetória de referência” (padrão) e o terceiro é o de "trajetória de baixa” (redução de custos de produção e de transporte).

Os preços variarão de US/MMBtu 13,9 até 20,4 entre 2021 e 2031 para a “trajetória de alta”, de US/MMBtu 10,7 até 12,3 entre 2021 e 2031 para a “trajetória de referência” e de US/MMBtu 8,6 até 9,5 entre 2021 e 2031 para a “trajetória de baixa”.

As projeções mostram preços com grandes diferenças e são os cenários que a Potigás, empresa do RN, deve trabalhar para reduzir o valor final para seus clientes.

Nenhum comentário: