terça-feira, 19 de janeiro de 2021

US 415 a 445 bilhões em investimentos

 

Esta é a expectativa de novos investimentos no Brasil em exploração e produção de petróleo entre 2021 e 2030, considerando os valores da Petrobras.

A produção nacional deverá crescer 61,3%. O consumo nacional deverá crescer 24,6%. E, consequentemente, o chamado excedente será exportado, representado pelo aumento de 122,0%, na estimativa para 2030.

Um outro dado interessante é que se em 2021 exportamos cerca de 60,6% do consumo nacional, em 2030 as exportações serão equivalentes à 107,9% do consumo; em outras palavras, produziremos mais petróleo para abastecer a demanda global do que ao mercado interno.

O estudo não detalha a origem da produção por estado (ou bacia de produção). Este incremento acentuado colocará mais pressão na produção potiguar afinal, o maior volume tenderá a oferecer melhor proposta de exploração em grandes áreas visto o efeito escala na redução dos custos. Consequentemente, a pequena produção poderá ficar ainda menos competitiva e isto afetará os resultados nas empresas que exploram petróleo no RN. A situação poderá ser diferente? Sim, mas dependerá essencialmente de dois aspectos externos: preço do petróleo no mercado internacional e cotação do dólar; se estes dois preços aumentarem, bom para as empresas, ruim para os consumidores.

Nenhum comentário: