segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Oferta de gás via terminal marítimo?

 

Ainda não é realidade no Brasil, mas é uma expectativa quando se fala em aumentar a oferta de gás natural para reduzir o preço final ao consumidor: “terminal marítimo de regaseificação”. A ideia pode ser simplificada na descrição de um navio, ao largo, com gás natural e um sistema de transporte até uma estrutura terrestre que armazenará e distribuirá o produto.

Exige, sem dúvida, uma grande parceria financeira, logística e ambiental. Do ponto de vista ambiental são várias as licenças: para o terminal marítimo, para o sistema de transporte e para o próprio terminal terrestre. Quanto à definição logística, já há tecnologia suficientemente disponível para sua implementação e o RN, no seu litoral ao Norte tem um mar calmo e áreas com reduzida adversidade climática.

A questão financeira, no entanto, é mais sensível: o investimento é elevado e exige uma coordenação completa com operadores diferentes, produtores de gás, transportadores marítimos e estação terrestre, sem falar no risco ambiental na obtenção de todas as licenças.

Não é um projeto inviável para o RN, mas uma ideia que requer bom planejamento e um excelente investidor capitalizado (da China?).

Nenhum comentário: