Ontem completou 30 anos do primeiro SMS quando foi
transmitida uma mensagem que tornou-se icônica, transmitida pelo operador de
telefonia britânico Vidafone e encaminhada para um de seus funcionários,
Richard Jarvis. Com apenas 15 caracteres, a mensagem era “Merry Christmas”.
Alguns, mais jovens em especial, nem sabem o que é SMS ou
talvez até tenham tomado conhecimento, mas nunca utilizaram e provavelmente nunca
utilizarão. Pelo menos aqui, com os jovens brasileiros. Em outros países,
apesar da queda recente no número de mensagens enviadas – como na França –,
ainda é um recurso bastante comum de comunicação.
No Brasil é o “zap”, como é chamado, o principal formato
comunicação utilizado, diferente do que ocorre nos Estados Unidos ou na França
em que, apesar de ser comum, está longe de ser o melhor mecanismo eletrônico de
contato entre as pessoas e entre empresas e pessoas.
Uma dado, no entanto, permanece atual, qualquer que seja
o país: a comunicação eletrônica, por meio de celular, é uma realidade que
parece irreversível. É necessário incluir o “parece” visto que no mundo
eletrônico nem toda criação perdura global na mesma intensidade por longos
anos, basta lembrar do Orkut, depois Facebook, sem seguida o Instagram e agora,
o Tik Tok (que é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo pelos jovens!).
Além das pessoas, as empresas souberam muito bem utilizar
estes recursos, seja com SMS seja com mensagens no zap ou as redes sociais. No
entanto, alguns ainda são refratários ao que um dia foi moderno e hoje é
bastante comum.
Também há alguns anos outro então modismo entrou na
formação acadêmica, em especial na idade escolar, com os cursos ou eventos de
empreendedorismo: como criar seu próprio negócio, como vender, como planejar
etc. Talvez seja tempo, neste 30º aniversário do SMS de modernizar estas formações
empreendedoras: criar cursos de empreendedorismo digital .
E também, absolutamente indispensável, para continuar a
ser moderno enquanto empreendedor/empresário, ter cursos de
intraempreendedorismo digital. Hora de mudar. É uma opinião.
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