sábado, 11 de novembro de 2023

Uma ideia. Ônibus grátis pós-Enem

 

Durante o Enem Natal e outras cidades terão ônibus “grátis”, passagens livres para quem for fazer o Enem. Durante as eleições, salvo engano, já existe ou tem sempre alguém lembrando do movimento social e da importância das eleições. Ambas datas são importantes e merecem todo o apoio. Mas, são seletivas.

 

O Enem é direcionado para um público que, na imensa maioria, é de jovens com faixa etária entre 17 e 20 anos. O dia de eleição abraça muita gente, dos 16 aos 70, pelo menos potencialmente falando.

 

Mas, poderia ser maior e menos seletivo. Primeiramente a seletividade deveria ser maior em termos de datas: apenas 2 vezes ao ano (Enem) e outras duas quando for ano de eleição e desde que haja dois turnos, me parece pouco. Poderiam ser mais dias. Depois, em período eleitoral beneficia apenas o público em função de uma demanda indispensável (a data do Enem) e um obrigação política (a eleição). Não premia aquilo que é tão fundamental quanto o trabalho e o lazer.

 

Não é também propor que seja um sistema de transporte gratuito pois, vale sempre lembrar que assim como não existe “almoço grátis”, passagem de ônibus somente será “grátis” se todo mundo pagar, pois dinheiro sairá dos cofres públicos.

 

Mas, bem que poderia ter outros dias grátis: no Carnaval, nos feriadões, grandes datas festivas e toda sexta e sábado à noite. Ajudaria a diminuir o custo do lazer. Pode parece pouco, mas uma família com 2 adultos e 2 adolescentes indo a algum evento e pagando passagem de ônibus na ida-e-volta faz com que o lanche no evento seja trocado por... uma pipoca; simples questão de custo e impacto no bolso.

 

Quem pagaria? Nós, que já pagamos tantos tributos, poderíamos ver parte dele neste projeto social. Não mudará a vida de toda a cidade, é bem verdade, o impacto econômico é também pequeno, é outra verdade, mas como seria bom ter cada vez mais serviços públicos acessíveis à população. Claro, com qualidade. É uma ideia.

Nenhum comentário: