sábado, 2 de março de 2024

Ideia. Mais residência universitária

 

Sempre que começa o semestre letivo na UFRN, principalmente no início do ano quando há uma entrada maior de alunos, fico curioso em saber quantas vagas existem na residência universitária que existe no Campus. Faz muito tempo que conheci o prédio e as acomodações e pelo menos dois aspectos mereciam mais destaque: era um prédio construído em outra época, uma concepção de moradia (coletiva) e de utilização de espaços públicos completamente diferente da realidade de vida dos anos 1990, 2000 etc; e me pareceu que a estrutura está ali com a mesma dimensão, sem o aumento de vagas.

 

A última vez estive por lá já faz uns 6-8 anos. Talvez tenha se modernizado, talvez tenha se transformado em um local economicamente viável (consumo água e energia) e talvez tenha mais espaços sociais coletivos mas também uma melhor divisão dos quartos, com mais privacidade e mais e mais espaço para estudos.

 

Neste ano a UFRN aumentou seu número de matrículas, mais uma vez. Não vi notícias sobre a oferta de um maior número de vagas na residência universitária. É certo que as condições de estudo hoje são muito diferentes e a possibilidade de ter uma renda é bem maior com que existia nos anos 1990/2000. Talvez até, a mudança social tenha provocado isto, a demanda esteja em queda vertiginosa.

 

Por outro lado, os números sobre os incentivos ao restaurante universitário, com preços sociais, mostram que há uma categoria de estudantes que demanda esta ajuda governamental.

 

Talvez a demanda tenha se deslocado para o interior. Utilizo muito o “talvez” pois estou desatualizado dos números mas, acho que continua atual a possibilidade desta oferta, de residência universitária. Mas, claro, em boas condições.

 

E hoje, com uma condição jurídica diferenciada para garantir que terminado os estudos a vaga será disponibilizada automaticamente assim como fixar um limite de tempo de permanência. Poderia ser até (a ver a questão jurídica) um contrato de empréstimo estudantil que teria zerada a dívida caso o estudante desocupe o local no tempo provável; pode parecer forte, mas é a garantia de que haverá sempre renovação de vagas.

 

Atualizar a situação das residências universitárias, entre oferta e qualidade, pode ser uma ação social para quem busca transformar ou melhorar sua vida por meio dos estudos universitários. É uma ideia.

Nenhum comentário: