quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Natal ganha sua reforma da previdência

 

    Ontem foi dia de votação história da Câmara Municipal de Natal com a aprovação da reforma da previdência municipal que agora seguirá para a sanção da Prefeitura. É o marco da previdência que começa a mudar em todo o Brasil, uma necessidade para conter o elevado volume da folha de inativos quando comparada com a dos funcionários ativos; na verdade, não é o “peso” da folha de inativos, mas sim a redistribuição de recursos e a necessidade de um planejamento que possa garantir os salários, as aposentadorias e as pensões no futuro.

    A discussão político-econômica é ampla neste tema e os debates acalorados.

    Mas, o fato é que algo deverá mudar neste contexto da previdência pública considerando, entre outros aspectos, o aumento da expectativa de vida e a redução do número de concursos públicos, ou seja, a tendência tem sido cada vez menos pessoas na folha dos ativos e cada vez mais pessoas na folha dos inativos.

    Em Natal, a solução para o equilíbrio votado pela Câmara foi aumentar a contribuição dos servidores ativos: sai de 11% para 14%, para todos. Para aposentados e pensionistas que estão no texto previdenciário (R$ 6.101,06), nada muda mas, após esta faixa salarial, a contribuição será igual, passará também de 11% para 14%.

Nenhum comentário: