domingo, 28 de janeiro de 2024

Opinião. Criptomoendas

 

Não escrevi errado, foi de propósito cravar criptomoendas, uma mistura de criptomoedas com as moendas. É que de vez em quando ouvimos notícias meio esquisitas sobre o que acontece neste mercado das criptomoedas. Apesar de ouvir histórias meio milagrosas de grandes lucros, repercutem com mais velocidade os prejuízos, principalmente aqueles em que muita gente confia em um iluminado que promete ganhar muito dinheiro.

 

Particularmente não tenho nada contra as criptomoedas, mas continuo a achar estranho que alguém que diz saber ganhar milhões, sozinhos e graças à sua genialidade única, em vez de ganhar dinheiro para si, multiplicá-lo e continuar a ganhar mais dinheiro sozinho, tenha uma outra brilhante ideia, a de fazer com que outros fiquem mais ricos do que ele, aumentando a concorrência.

 

É muita filantropia! E no mercado financeiro, principalmente no mercado nas apostas financeiras, não há filantropia nem “menino besta”, é um mercado onde quem ganha não tem pena de quem perde; nenhuma.

 

Por isto algumas vezes são verdadeiras criptomoendas, uma forma de  moer o investidor que acredita na alquimia eletrônica e na bondade alheia para perceber, tardiamente, que não ficou muita coisa.

 

A regra é bem clara: quando alguém ganha, alguém perde. Quando dois estão ganhando e ninguém está perdendo é algo passageiro ou história para boi dormir, como se dizia antes dos golpes com investimentos em criptomoedas, quando era dos tempos do “conto do vigário”.

 

Deveria haver uma legislação mais dura contra estas pessoas que captam dinheiro de terceiros, esbanjam como se não fosse dinheiro deles (e  não é mesmo!) e depois tentam encontrar explicações para o dinheiro que virou pó. Aliás, a concorrência é grande nas argumentações, entre as explicações e as promessas de que tudo será devolvido, de que ninguém ficará no prejuízo. Tem quem acredite no golpe das criptomoendas.

 

Uma legislação mais draconiana, capando todo o patrimônio automaticamente e com uma punição penal efetiva, poderia fazer com que os investimentos em bitcoins diminuam a possibilidade de erros e golpes; não diminuirá o risco do investimento, mas poderá diminuir o risco de muitos aventureiros no mercado. É uma opinião.

Nenhum comentário: