ode ser que você tenha outras preferências e nunca tenha comprado no Mercado Livre, mas para quem é adepto de compras eletrônicas sabe muito bem o que é Mercado Livre e o papel que tem no mercado brasileiro e a credibilidade que alcançou nestes últimos anos. É a maior empresa da América Latina em termos de vendas de produtos on line e com aquela velha contradição meramente aparente, não produz nada e vende de tudo quase um pouco mas, onde ganha dinheiro mesmo é na diversidade dos itens que vendem pouco e nos poucos itens que vendem muito. Nada de especial, claro, foi assim com as chamadas “lojas de departamento” e sempre foi assim com os supermercados.
Mercado Livre é um caso de sucesso espetacular que se especializou em ser eficiente na entrega das mercadorias, de assegurar um prazo bastante razoável e de não ter problemas nos pagamentos on line, sem fraudes e sem vazamento de informações. Os investimentos não param no mundo virtual já que detém vários galpões em pontos estratégicos no Brasil, inclusive um gigantesco centro de distribuição em Recife que gera milhares de empregos.
É apenas um exemplo destes monstros do comércio eletrônico como são Amazon, Shein, Temu etc. É a real força do comércio eletrônico que parece não parar de crescer e de concorrer com as lojas físicas. Considero que hoje não deve ter mais ninguém achando que seria apenas um modismo ou um efeito passageiro, que as pessoas continuariam – eternamente – a preferir comprar na loja para experimentar o produto e ter a sensação de conversar e perguntar algo aos vendedores. Isto foi no século passado e todas as grandes lojas brasileiras já entenderam qual é o caminho necessário para sobreviver assim como aquelas empresas lá na outra ponta do mercado, as pequenas, já perceberam que seria uma excelente oportunidade para conquistar clientes, que estejam perto ou longe, pouco importa.
A notícia de semana do Mercado Livre foi o lucro anunciado para o último trimestre do ano passado: 639 milhões de dólares e se você acha que é um bom valor, imagine então que este lucro foi 287% maior do que no mesmo período de 2023! A receita líquida da empresa foi de US 6,1 bilhões entre outubro e dezembro de 2024, também maior do que aquela de 2023. É algo espetacular no mundo dos negócios de uma empresa que continuou a investir acreditando que o investimento traria mais receita e mais lucro. E acertou.
E a gente imaginar o impacto da “taxa das blusinhas” ou da variação cambial ou do aumento do ICMS nas compras eletrônicas parece que nada disso afetou o mercado nem a empresa Mercado Livre. O poder público às vezes tem tendência a imaginar que aumentar impostos ou taxas pode frear o lucro e gerar mais concorrência, uma forma de proteção do consumidor e das empresas; na verdade, quando o negócio é muito lucrativo o impacto real é que a empresa repassará o custo e no final das contas é o consumidor final que bancará a receita extra para o poder público.
Quando o mercado é concorrencial, ou seja, quando o
mercado é o mais livre possível, o lucro estará sempre presente; um verdadeiro
presente para os sócios. Mercado livre é bom, de verdade? É o melhor dos mercados;
Mercado Livre que o diga.
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