sexta-feira, 3 de junho de 2022

Quem paga? “Dia livre de impostos”?

 

Ontem foi o DLI ou Dia Livre de Impostos, um evento nacional que se repete e que encontrou respaldo em algumas cidades do RN. Natal, provavelmente, deve ter sido a cidade com maior número de empresas participantes e ofertas. Um dos exemplos deste “resultado” foi a fila de um dos postos de gasolina que reservou uma cota máxima de 20 litros por pessoa, mas para atender 200 interessados.

A tributação de combustível, para ficar neste exemplo, é bastante elevada e talvez nos mais de sete reais por litro, deve ter mais de dois reais em tributos federais, estaduais e municipais. Neste posto que informou ter reservado vinte mil litros, se a carga tributário é algo em torno de dois reais, o prejuízo do posto foi de pelo menos R$ 40 mil. Acho um valor alto para que a filantropia empresarial de apenas um CNPJ possa bancar sozinha, um presente para seus consumidores, ainda que sejam clientes de um dia.

Por isto, duas perguntas, pelo menos: quanto foi que a empresa bancou neste dia? Quem pagou a conta, foi a empresa, sozinha que abriu mão de tudo isto?

Nenhum comentário: