Hoje em dia são várias as cidades que se preparam de
verdade para as festividades do Natal, algumas investindo milhões enquanto outras
com orçamentos mais modestos fazem pontualmente alguma decoração na praça principal
ou na sede da prefeitura. Não sei, claro, se todas as cidades do RN se preparam
para o Natal decorando a cidade e criando algum espaço mais visível para que
seja cenário de encontro das pessoas, em geral na parte da noite, ou um lugar
para fotos e registros, tudo com uma destinação principal, as redes sociais.
Um conceito básico tem sido criar um local chamado de
instragramável para que a população local e principalmente os turistas e visitantes
possam registrar que ali estiveram e possam divulgar a cidade. É o conceito da
modernidade uma foto na rede social para valorizar o que cada um está fazendo,
muito mais do que registrar, como se fazia “muito” antigamente (até o início
deste século), para servir de memória e de recordação por onde se andava.
O espaço do Natal e sua simbologia que gera provavelmente
menos discórdia é a tal da árvore de Natal. O Presépio, embora desprovido de
intencionalidade religiosa cristã, pode ser interpretado como alguma discriminação
religiosa para aqueles que escolhem uma outra opção; do ponto de vista dos
recursos públicos, por exemplo, não caberia mais esta argumentação depois que o
STF validou a possibilidade de símbolos religiosos em órgãos públicos, ou seja,
embora o Estado seja laico não há problemas em aceitar – e estimular? – a representação
religiosa.
Mas, voltando ao tema. Em algumas cidades toda a ambientação
natalina tornou-se uma competição entre quem faz melhor, entre quem tem mais a
mostrar, entre quem é mais criativo etc, tudo isto com uma finalidade que ultrapassa
os limites do município: na verdade, parece mais uma competição para saber qual
cidade atrai mais turistas, seja quem vem de perto seja quem viaja para aquele
lugar exatamente nesta época do ano e exatamente para visitar a decoração da
cidade e, ainda “mais” exatamente, para fazer o registro no Instagram, Tik Tok etc.
O exemplo clássico brasileiro são as cidades de Canela e Gramado que ficam
super movimentadas nestes dias com lotação de hotéis e pousadas e o comércio
vendendo de tudo, de decoração à chocolates, sem esquecer o faturamento elevado
dos restaurantes.
É claro que estas iniciativas são super interessantes e
super válidas, além de tornar a cidade também mais bonita para seus visitantes,
apesar da reclamação da quantidade de carros na cidade e outras reclamações
pontuais. É muito bom que a cidade se transforme em um espaço de lazer coletivo
e que as ruas, ainda que sejam somente aquelas próximas ao espaço natalino possam
ser ocupadas intensamente a noite e nos finais de semana, com a tranquilidade
de poder circular pelas ruas. A cidade ganha mais vida, cria uma relação maior
de pertencimento com a população.
Hoje toda esta ambientação deixou de ser uma simples
decoração de Natal para tornar-se um investimento público para atrair mais
pessoas e gerar mais renda e emprego para a população local. Embelezar a cidade
nesta época do ano é bem legal, mesmo se a motivação nunca foi pela árvore.
Janeiro está batendo às portas e um bom presente de Natal para a população
seria manter uma roupagem do ano por todos os meses do ano; se você ainda não
sabe o que pedir ao Papai Noel, fica esta dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário