quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Call center: 232 empregos em Mossoró

 

A empresa AeC Contact Center já deve ser uma das maiores empregadoras do RN. Atuando como “call center” ou, diria, uma “central telefônica” para fazer chamadas de empresas ou receber ligações de clientes, coisas dos tempos modernos e que se ampliou muito depois que inventaram o tal do marketing por telefone, não paramos mais de receber ligações oferecendo vários tipos de produtos.

 

Na semana passada a empresa que tem uma grande unidade em Mossoró anunciou que está contratando mais gente: são 232 novas vagas para inicialmente trabalhar na sede e, eventualmente, passado o período de experiência, seria trabalho remoto. Aliás, diga-se de passagem, na maior parte das últimas ligações que tenho recebido destas empresas não escuto mais aquele barulho de antigamente, muita gente falando ao lado; a sensação que tenho é que todo mundo está em casa, no trabalho remoto, uma dinâmica muito positiva para os dois lados, a empresa que não precisa ter mais grandes espaços para acomodar todo mundo, e a pessoa que pode trabalhar em casa, economizando transporte e tendo mais tempo para aproveitar em casa.

 

Antigamente a porta de entrada no mundo do trabalho, o tal do primeiro emprego, era associado ao Mc Donalds que sempre contratou muita gente, especialmente quem nunca tinha trabalhado. E isto era aqui no Brasil como também nos Estados Unidos. Esta situação de primeiro emprego é quase uma situação de emprego temporário, visto que há uma grande rotatividade por lá (é muito comum encontrar pessoas diferentes nas lanchonetes deles, do atendente à limpeza, passando também pelos gerentes).

 

Neste mundo onde a riqueza tem migrado para os serviços, e com apoio da tecnologia, parece que os tais call centers tendem a ser a porta de entrada para o primeiro emprego. No caso, por exemplo, da empresa AeC os pré-requisitos para a contratação são básicos: maior de 18 anos, ensino médio completo e noções de informática e nenhuma obrigação de já ter trabalhado em algum lugar ou ter passado por algum estágio enquanto estudava; basta estar disposto, demonstrar alguma competência e habilidade com o público e a informática e o emprego estará quase garantido.

 

A rotatividade por lá também é alta, e isto vale para todo o setor. Anteriormente mais conhecido como call center, migrou para a terminologia mais moderna de contact center mas a sistemática do trabalho permanece essencialmente a mesma. Pelo menos, por enquanto e enquanto a tal da IA-Inteligência Artificial continuar sendo desinteligente nos chats e conversas que temos via aplicativos; por enquanto, felizmente, a IA não domina o assunto e não consegue ser inteligente o suficiente para saber o que o cliente está querendo, especialmente quando se trata de alguma reclamação.

 

Em Mossoró serão 232 novos empregos. Muito bom para a cidade e, claro, para os novatos. A AeC, diga-se de passagem, é uma das maiores empregadoras do RN e continuo a torcer para que não seja a maior, mas fique sempre entre as grandes: nada, claro, contra a empresa, mas sim a expectativa e a torcida de que outras empresas possam gerar outros empregos, com melhor remuneração e com menor rotatividade. De qualquer forma, não posso deixar de reconhecer o mérito empresarial da AeC e torcer para que continue a contratar mais gente no RN.

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