sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Ferreira Costa: um bom sorvete

 

A loja da Ferreira Costa impressiona quem anda e quem chega por Natal. Quem é da cidade sabe que ali um dia foi uma tentativa de um grande supermercado, o Hiper, que por algum motivo não deu certo, e tinha quase sempre boa ocupação do estacionamento quanto ainda eram os tempos de aulas presenciais na então Facex, ali do lado. Sabe também que o trânsito da cidade foi modificado para melhor adequar o acesso à Capim Macio e Ponta Negra e, claro, visto que a loja estava ali, acabou também facilitando o acesso à loja, ainda que o motorista não tivesse tal intenção.

 

Para quem não conhece  a loja por dentro fica impressionado com o tamanho do empreendimento, uma área bem grande que vende muito mais do que material de construção. Não vende roupa nem alimentação humana nem produtos de beleza mas vende quase todo o restante – além de material de construção e utensílios para casa – em um estilo de antigamente das chamadas lojas de departamento, de querer vender tudo; é que a finalidade é fazer com o que consumidor encontre tudo (ou quase) e tenha sempre como primeira opção de compras aquela loja do (quase) tudo.

 

Fui poucas vezes por lá, comprei alguma coisinha, nada que me faça ser um grande cliente deles. Mas gostei de andar pela loja e de ver a quantidade e diversidade de produtos. Realmente é muita coisa. Fico imaginando quanto tem ali dentro da Ferreira Costa em estoque; ou melhor, quantas dezenas de milhões estão ali espalhados na loja.

 

A loja é grande, o estacionamento idem, e os corredores, pelo menos nas poucas vezes que fui, permitiam uma circulação tranquila, nenhum tumulto, pouca gente até, considerando a dimensão da loja e filas pequenas. Bom, neste aspecto, para comprar. O investimento, insisto, foi elevado: primeiro para comprar o ponto, depois para fazer as mudanças no espaço da loja e, eventualmente, na adequação das ruas de acesso. Mas fico me perguntando mesmo é se o negócio continua a ser rentável tanto quanto as planilhas e os cálculos indicavam; é que não vejo a loja muito lotada.

 

Já fui a eventos que fizeram por lá, na entrada, acho que na tentativa de atrair novos públicos. Não sei se funcionou pois o espaço ali para eventos e montagem de estandes é um pouco difícil para oferecer uma boa circulação e uma boa visibilidade aos expositores; talvez não tivesse sido planejado para eventos, talvez se esperasse que haveria tamanho fluxo de pessoas que não teria sentido colocar estandes nos pontos de acesso e circulação.

 

Tem, além da loja, outros pontos comerciais, uma casa lotérica (tem sempre gente) e uma praça da alimentação que, coincidentemente, nas vezes eu fui, estava pouco ocupada. Tem até uma sorveteria que se propõe a alguns sabores diferentes e até sorvete vegano (deve ser a lógica comercial visto que alguns sabores serão necessariamente vegano); e o sorvete é até bom. Acho todas as vezes fui por lá aproveitei para consumir um sorvete. Foi um grande investimento e espero que tenha tido uma rentabilidade satisfatória para continuar a justificar sua existência no mercado natalense; para evitar que possa fazer falta também aos comércios que estão por lá.

Nenhum comentário: