sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Ficro, 36 anos

 

Começou ontem um dos eventos mais antigos do RN, a Ficro, a Feira Regional e Comercial da Região Oeste, em Mossoró. Já comentei aqui algumas vezes sobre esta feira e sua persistência no calendário de eventos do Rio Grande do Norte. Acho até que “mais velho” do que eles deve ter somente a Festa do Boi.

 

A 36ª edição da Ficro começou ontem e segue – em festa – até o sábado; são 3 noites com mais de 140 estandes e muita movimentação com a presença de empresas dos mais diversos segmentos, com estandes mais simples até mesmo super espaços bem decorados, com grande equipe e uma grande ambientação, quase uma completa cenografia. Tudo isto em espaço aberto, na Estação das Artes. Este ano houve uma mudança no lay-out da Feira, acho que para adequação à disponibilidade do material de montagem, da estrutura.

 

A Ficro, há cerca de 10-15 anos era um super evento em Mossoró e no Oeste. Vi antes a Feira ser um pouco mais tímida e depois alcançar um grande sucesso para depois voltar a ter outro perfil. Ultimamente, no entanto, recuperou a vitalidade que sempre elogiei e sempre gostei de ver, bons expositores, boas empresas e um bom público. É extremamente importante que eventos como este continuem a acontecer no RN, principalmente fora do eixo da chamada Grande Natal ou da Região Metropolitana de Natal. Em Mossoró, por exemplo, a quantidade de empresas de médio e grande portes é muito alta, sinônimo da forte economia regional.

 

É aqui também, para fazer um breve parêntesis, que acontece uma das feiras “mais caras” do RN, a Expofruit: “mais cara” no sentido de termos expositores de grande porte, inclusive internacionais. É outro ponto positivo que fortalece a ideia de participar de eventos comerciais.

 

Em tempos de internet e vendas on line ainda resta um grande espaço para muitas empresas e atividades, principalmente aquelas em que a experiência com o cliente é muito mais segura e validada quanto acontece no mundo real, quando o consumidor vê o produto, pode até experimentá-lo e tem alguém disponível para esclarecer dúvidas. Não se trata, obviamente, de dizer que somente as vendas presenciais é que importam! Aliás, longe disto! O mundo é eletrônico, é virtual, o comércio eletrônico dispara em todo o mundo mas as lojas ainda existem, mesmo tendo que dividir espaços no mercado com os vendedores on line. Coisas de mercado, realidades do mundo moderno em que os empresários devem adaptar-se; ou desistir.

 

É por isto que todo os anos não deixo de valorizar e reconhecer a Ficro, em Mossoró. Nem lembro quando foi a primeira vez que participei/visitei a feira, mas deve ter mais de 15 anos. Não mudei de opinião no reconhecimento do esforço da Acim, a Associação Comercial e Industrial de Mossoró, a grande organizadora do evento (um evento se faz com liderança, claro, mas com muitas parcerias também). Para mim a 36ª Ficro, neste 2024, é sempre motivo de celebrar o sucesso. E parabenizar pelo desafio constante e luta incansável.

Nenhum comentário: