Em tempos de pandemia estamos vendo a perda
de empregos em praticamente todas as áreas e muitas empresas encerrando suas
atividades. Talvez estejam escapando os mercados de bairro e os supermercados
mas, no geral, infelizmente, o resultado não está sendo animador.
Mas, estão surgindo novos mercados ou novas
oportunidades em mercados tradicionais com a ampliação de clientes mas também, consequência
de uma maior intensidade na repetição das compras. Exemplificando: quem tinha
hábito de lanchar-comer fora ou pedir pizza em casa, agora está pedindo pizza,
almoço, jantar, batata frita etc com muito mais intensidade; quem fazia compras
no supermercado apenas uma vez por semana, agora compra uma ou duas vezes, de
acordo com a demanda do momento (nãp precisa mais esperar fazer a “lista de
compras”).
Uma destas adaptações que está
surpreendendo no Brasil é o mercado de flores e plantas para ornamentação em
casa. Como muita gente não está saindo mais de casa, muitas atividades de lazer
(e caseiras) estão se ampliando e uma delas é justamente o cultivo de flores e
plantas. Um efeito que ninguém, nem mesmo os produtores poderiam imaginar,
mesmo em um mercado que movimentou R$ 8 bilhões em 2019 e que posiciona o
Brasil como sendo o 8º maior produtor mundial de flores.
Os produtores estão correndo para voltar a
produzir e, agora, atender aos pedidos pela internet. As floriculturas que ainda
não têm venda direta on line ao consumidor continuarão com as
portas fechadas.
Com ou sem crise, o mundo dos negócios é
dinâmico. Inovar é a regra.
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