domingo, 23 de agosto de 2020

OPINIÃO. Novos mercados, antigos clientes

 

    Em tempos de pandemia estamos vendo a perda de empregos em praticamente todas as áreas e muitas empresas encerrando suas atividades. Talvez estejam escapando os mercados de bairro e os supermercados mas, no geral, infelizmente, o resultado não está sendo animador.

   Mas, estão surgindo novos mercados ou novas oportunidades em mercados tradicionais com a ampliação de clientes mas também, consequência de uma maior intensidade na repetição das compras. Exemplificando: quem tinha hábito de lanchar-comer fora ou pedir pizza em casa, agora está pedindo pizza, almoço, jantar, batata frita etc com muito mais intensidade; quem fazia compras no supermercado apenas uma vez por semana, agora compra uma ou duas vezes, de acordo com a demanda do momento (nãp precisa mais esperar fazer a “lista de compras”).

    Uma destas adaptações que está surpreendendo no Brasil é o mercado de flores e plantas para ornamentação em casa. Como muita gente não está saindo mais de casa, muitas atividades de lazer (e caseiras) estão se ampliando e uma delas é justamente o cultivo de flores e plantas. Um efeito que ninguém, nem mesmo os produtores poderiam imaginar, mesmo em um mercado que movimentou R$ 8 bilhões em 2019 e que posiciona o Brasil como sendo o 8º maior produtor mundial de flores.

    Os produtores estão correndo para voltar a produzir e, agora, atender aos pedidos pela internet. As floriculturas que ainda não têm venda direta on line ao consumidor continuarão com as portas fechadas.

    Com ou sem crise, o mundo dos negócios é dinâmico. Inovar é a regra.

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