quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fusão no ar. TAP poderá ser comprada pela Iberia & British

A TAP está na mira de outras grandes empresas, seguindo o fluxo de altos e baixas das fusões no setor da aviação comercial, nacional e internacional; de vez em quando surgem informações nessa direção o exemplo mais recente, internamente, foi a TAM e a LAN (Chile).

 

Na verdade, todas elas, apesar do aumento do fluxo de passageiros no mundo, têm buscado ganho de escala para reduzir custos e tornar mais eficiência a máquina em terra (não há como reduzir aviões, mas há como diminuir custos de check in, de reservas, de pessoal administrativo etc).

 

A TAP é a única empresa que atualmente mantém voos com frequência saindo de Natal para a Europa. Agora, com essa notícia – se concretizada – poderemos ter novidades.

 

A Iberia inaugurou há pouco mais de dois meses seu destino para a Europa a partir do Nordeste. Mas escolheu Recife e Fortaleza como ponto de apoio em voos que ligam, em um mesmo trajeto, Recife, Fortaleza, Barcelona e Madri.

 

Isso significa que haverá eventual conflito de abordagem do mercado no Nordeste se houver a tal fusão como prenuncia o mercado pois, afinal, a Iberia está "apostando" em dois outros pontos e a TAP sempre manteve Natal em sua rota, mesmo ampliando seus pontos de partida. Iberia & TAP precisarão chegar a um consenso.

 

Nenhum comentário: