segunda-feira, 27 de junho de 2011

RN é recorde na concorrência do Prouni

De um lado as 718 vagas, o total disponibilizado pelas instituições de ensino superior no Rio Grande do Norte para o segundo semestre de 2011. Do outro, os cerca de 11 mil candidatos que estudaram o ensino médio em escola pública e agora tentam continuar os estudos com um custo menor (50% de bolsa).

 

O resultado é que o Rio Grande do Norte bateu o recorde nacional: para cada vaga ofertada há uma média de 15 candidatos disputando o requisitado lugar. Em outros estados a disputa é muito acirrada (68 mil inscritos em Minas Gerais ou 67 mil em São Paulo, por exemplo), mas a concorrência por vaga ficou abaixo das duas casas decimais.

 

Bom ou ruim para o Estado, esse recorde?

 

Bom, se considerarmos que há uma nítida demanda por maior qualificação profissional entre os jovens que decidiram continuar seus estudos; ruim, pois significa que, apesar da oferta de matrículas em instituições públicas, a disputa por uma vaga é mais acirrada.

 

Como havia mencionado em comentário anterior, a meta do Governo brasileiro de investir em educação superior passa, necessariamente, pelo ensino privado. A rede pública não consegue acompanhar o ritmo da demanda e o mercado, que não perde oportunidade, logo encontra motivos de expansão.

 

 

Nenhum comentário: