segunda-feira, 20 de junho de 2011

RN tem mais de 46 mil pontos de atendimento bancário

O Banco Central divulgou o relatório de 2010 intitulado "Diagnóstico do sistema de pagamentos de varejo do Brasil" com informações sobre os pontos de atendimento bancário no País identificando os ATM – terminais de autoatendimento – e os POS – postos de atendimento; em geral, os caixas.

 

Em 2010 eram 3,4 milhões de terminais POS e outros 174,9 mil ATM.

 

No RN, claro, os números são bem mais modestos, representando pouco mais de 1% do total nacional (em 2010):

ATM –  1.906

POS – 44.538

 

Quando comparados, no entanto, ao ano de 2008, a evolução do atendimento bancário foi mais expressiva no Estado, um acréscimo de 13,5% quanto aos ATM e 11,5% quanto aos POS; no Brasil o crescimento foi menor: 10,4% e 7,3% para os ATM e POS, respectivamente.

 

Observa-se que o crescente uso da internet no que foi chamado um dia de "home banking" tende a reforçar a ideia de evolução dos meios eletrônicos "independentes", ou seja, a utilização direta de máquinas no relacionamento com seu banco.

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