sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nova linha de crédito para exportação para a América Latina; mas para máquinas e equipamentos.

O BNDES e o Banco do Brasil anunciaram uma nova linha de crédito especialmente voltada para a exportação destinada aos países da América Latina: é o BNDES Exim Automático.

 

O objetivo é financiar o comprador (buyers credit), ou seja, o BNDES através das agências no exterior do BB colocará à disposição do importador uma linha de crédito com taxas mais acessíveis. Essa forma de financiamento é bastante comum no mercado internacional onde a proposta é que o exportador, ao oferecer seu produto, informe automaticamente a possibilidade do importador financiar a compra; a ideia é que o  crédito ao comprador possa ser um atrativo a mais na hora da negociação.

 

O foco está em produtos tais máquinas agrícolas e industriais, veículos (ônibus e caminhões), equipamentos de telecomunicações etc.

 

Para o RN, no modelo atual de nossas exportações, dificilmente alguma empresa se utilizará dessa linha de crédito. Pelo menos, no momento atual e próximo.

 

No entanto, esse financiamento poderá ser extremamente benéfico com a construção do novo aeroporto ou ainda com a implantação das ZPEs; nesses casos, essa vantagem deve ser explorada na divulgação dos novos investimentos no RN.

 

Nenhum comentário: