A inovação foi o principal motor das empresas para recuperar-se mais rapidamente da crise global desde o ano de 2008. É o que aponta uma pesquisa mundial da consultoria Ernst & Young que indica que 87% das empresas pesquisadas inovaram em sua linha de produtos e serviços.
Outro aspecto importante da pesquisa foi a identificação de que as empresas têm reduzido o tempo de maturação entre uma ideia e a colocação no mercado do novo produto: a velocidade na decisão é uma importante resposta às mudanças de mercado e suas necessárias adaptações.
Com base nesses resultados algumas indagações são importantes para avaliar a preparação – leia planejamento – de sua empresa para o mercado:
1 – Qual foi o último produto/serviço criado por sua empresa?
2 – Qual foi a última inovação apresentada ao mercado (embalagem, produto novo, variedade etc)?
3 – Para 2011/12 quais são os novos projetos de sua empresa?
Se você tem dificuldades em indicar respostas rápidas a qualquer uma dessas perguntas é hora de, como diria a propaganda antiga, "rever seus conceitos".
No Rio Grande do Norte vimos o mercado mudar consideravelmente nos últimos anos com o crescimento rápido do turismo internacional (e seus investidores); em seguida, queda acelerada. Agora a expectativa é Natal 2014.
Mudanças no cenário já aconteceram e acontecerão, independentemente da evolução de sua empresa. Inovar, e de forma rápida, é essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário