quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Neymar no Arena

Não, não é uma notícia de primeira mão, mas uma vontade de primeira mão. Primeiramente para entender a justificativa de um estádio de futebol que recebe mais público, muito mais público, com qualquer outra atividade do que com jogos de futebol, o que é um pouco esquisito mesmo sabendo que nem todo planejamento acontece na prática como idealizado e mesmo sendo adepto do ciclo PDCA para todos os projetos. Mas, como não foi um projeto amador, a construção de um estádio de futebol deveria ir além dos 4 jogos da Copa do Mundo de 2014.

E alguém dirá que foi um investimento privado. Verdade, mas não totalmente, me parece. Primeiramente foi uma PPP, ou seja, o investimento foi realizado por uma empresa mas está sendo pago pelo que construiu, deduzido o valor devido das receitas que o Arena consegue captar e que acho deve ser pouco, muito pouco em relação ao valor investido e, de qualquer forma, nunca superará o valor aplicado; em outras palavras, o poder público terminará pagando pela obra. E ainda, houve um largo financiamento com recursos públicos, salvo engano do BNDES, ou seja, utilizou-se receita pública para o projeto acontecer, da mesma forma que acontece com investimentos de bancos oficiais para projetos empresariais; mas, há uma diferença, é que para os projetos empresariais a rentabilidade do negócio é suficiente para pagar o empréstimo, e sem aporte de recursos públicos, como acontece com o ressarcimento nas PPP.

De fato, a obra aconteceu, o Arena existe. Nada mais a fazer neste ponto de vista, exceto o de continuar honrando o contrato e o poder público continuar pagando à empresa construtora para que ela continue pagando o empréstimo bancado pelo capital público.

Voltando a Neymar, em breve ele estará no Brasil, no Santos. Após a confirmação de sua chegada o time recebeu um volume muito grande de adesões, de sócios-torcedores, a ponto de não ter mais disponível este serviço para ser oferecido e, se compreendi bem, foram 9 mil novas adesões! Pode ser que sejam todos super torcedores do Santos prestigiando a ideia, mas de qualquer forma é sinal de que ele continua sendo um grande atrativo esportivo e um grande atrativo... empresarial.

Daí minha ideia: que tal Neymar jogar aqui no Arena? Poderia ser um grande (posso dizer?) gol de marketing de contratar uma partida do Santos aqui em Natal que poderia ser do campeonato paulista ou de um amistoso com um time potiguar, ABC, América, aquele time vegano ou time religioso que temos aqui (desculpe, não lembro agora do nome destes dois times). Tenho certeza que os ingressos se esgotariam rapidamente e que as cotas de patrocínio teriam uma procura muita grande, mesmo com o aumento para valores bem acima da média local; aumento, claro, bem justificável. E ainda poderiam render com as chamadas “ativações”, que são aquelas ações de divulgação tais a distribuição de biscoito no supermercado, a degustação e um item em uma festa, o lançamento de um produto junto com um lançamento imobiliário etc.

Tenho até uma sugestão de data: durante o Carnaval! Pode parecer meio estranho, mas é uma época que terá muitos turistas em Natal que estariam dispostos a pagar um bom preço pelo ingresso, principalmente aqueles que moram longe de São Paulo e teriam menos oportunidade de ir até para ver o jogo do Santos; aproveitariam aqui esta super oportunidade.

Neymar no Arenão? Por que não??!

.

Nenhum comentário: