terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Uma NRF e 3 pós-NRF

 A NRF, para quem não é do setor comercial ou não acompanha as notícias econômicas, principalmente aquelas vinculadas ao varejo, é o maior evento global para o setor de comércio varejista. Acontece anualmente nos Estados Unidos e reúne gente de todo o mundo, inclusive do Brasil e também aqui do RN. Todos os anos há pessoas que decidem aproveitar o turismo naquele país e participar do evento, assim como há caravanas ou como se dizia antigamente, excursões; e para alguns participantes há possibilidade de contar com incentivo ou auxílio da iniciativa privada assim como apoio e incentivo com recursos arrecadados de tributos/entidades.

E todo ano saem notícias de lá que chegam aqui mais ou menos rapidamente, a depender da novidade e da possibilidade de adequação à nossa realidade. É que o evento é nos Estados Unidos e muito focado na realidade de negócios de lá embora, certamente, algumas situações podem ser aplicadas na maior parte do mundo; mas, não é um modelo que pode ser copiado 100% para o comércio local e muito menos de forma imediata.

Apesar da ausência deste imediatismo no copiar-colar das propostas discutidas em muitas palestras, é sempre bom ouvir e conhecer as tendências que se projetam para o mercado global e tentar acompanhar as viradas para não ficar muito isolado das novidades e perder clientes para a concorrência. Como toda palestra de alta-ajuda (assim mesmo, alta pois pretende ser extremamente relevante como ajuda) é preciso dosar a informação, compreender o contexto e saber como aplicar as melhores lições mas, é preciso principalmente ir além do entusiasmo dos 15 minutos que seguem a palestra para esquecer o que foi dito e ficar tudo apenas na memória, na remota memória.

A NRF aqui no RN se desdobra em mais 3 eventos! É um número bom e já estão no mercado anunciando estes eventos, 1 em Natal e em Mossoró agora em janeiro, promovidos por uma organização empresarial, e outra também em Natal mas em fevereiro e organizada por duas entidades representativas do comércio. O primeiro evento (em Natal e Mossoró), como foi anunciado, é restrito a convidados, mais fechada, para um grupo menor seguindo a tradição da organização de promover eventos fechados como forma de prestigiar a contribuição financeira que cada um paga para participar do grupo e receber convites como este. Já o segundo é anunciado como maior, bem maior, será realizado em um espaço de eventos em um hotel de Natal e acessível a todos mas, claro, desde que comprem o ingresso.

Não vi o detalhamento das propostas, mas as três palestras estão estruturadas em uma ideia de marketing muito parecida, a do pós-NRF 2025, ou seja, apresentar – para quem não quis ou não podia ir – o resumo da conferência nos Estados Unidos. É mais ou menos um resumão, um aulão preparatório ou uma apresentação feita por críticos, aqueles que “viram o filme” antes de todo mundo e agora nos apresentaram as ideias. É interessante.

Seria bom participar das palestras para conhecer a interpretação de cada um dos palestrantes, mas não para confrontá-los e saber quem foi melhor, mas simplesmente para ter opiniões diferentes e mais detalhes que podem ser aproveitados pelo comércio local; saber quem melhor e entendeu as novidades da NFR dos Estados Unidos e soube identificar as melhores aplicações (e apresentá-las no pós-NRF do RN) para a realidade local. Para os consumidores e para quem não foi aos Estados Unidos e nem irá nos eventos do RN, a esperar as novidades no comércio local; torcendo para que sejam boas e para que (nos) ajudem com os preços.

.

Nenhum comentário: