quinta-feira, 8 de abril de 2021

A elite

 

Acho muito normal a existência de uma elite financeira-econômica principalmente quando é construída a partir da inteligência e sagacidade de alguém mais iluminado que consegue encontrar uma brecha nova o mercado e ocupar legitimamente o espaço. Com o advento da tecnologia vimos fortunas serem criadas a partir (literalmente) do nada ou melhor, de uma ideia que deu certo. Usando apenas um exemplo, Bill Gates seria esta referência.

Nossa elite no RN não tem este exemplo. Mas tem vários outros de origens e áreas completamente diferentes e que souberam administrar e construir um patrimônio.

Noutro dia, conversando com uma gerente de banco privado, destas contas diferenciadas, fiquei um pouco surpreso quando me disse que aqui no RN teríamos (acho foi este o número) cerca de 2 mil milionários. Ou pessoas com muito dinheiro. Segundo os entendidos no assunto, milionário não é quem tem um patrimônio milionário, mas aquele que tem disponível, livre, em sua conta bancária 1 milhão de reais; claro, deve estar aplicado mas, é um dinheiro considerado “sem destino”, está na conta e em uma aplicação para rendimento, nada mais.

Temos várias pessoas aqui na cidade que moram em apartamentos de mais de 1, 2 ou 3 milhões de reais mas, não devem ter tantos com um saldo bancário tão gordo assim e totalmente livre. Volto a repetir, nada contra a riqueza, exceto a crítica de que poderiam ajudar outras pessoas, tanto dinheiro assim não seria perdido se uma pequena ou ínfima parcela ajudasse alguém.

Nenhum comentário: