terça-feira, 13 de abril de 2021

Uma pandemia, uma lei

Infelizmente foi a pandemia que trouxe recursos públicos adicionais para o setor cultural, em todas as suas expressões. Digo infelizmente não pelo resultado, claro, mas pela causa, a dificuldade que todo os ativistas culturais estão passando já há mais de um ano. O problema é amplo, atingiu muita gente em todos os setores, não somente da produção cultural, mas todos aqueles que dependem da expressão artística para continuar com seus trabalhos, de produtores a prestadores de serviços de montagem de estrutura, iluminação etc, sem esquecer aqueles menos lembrados, os seguranças, os motoristas, as lojas de roupas, os salões de beleza e muito mais.

Foi então que surgiu a Lei Aldir Blanc com recursos públicos. Para todas as cidades e estados. E quase para todos.

Uma ótima iniciativa que tirou do prejuízo grande muita gente, mesmo se não resolveu o problema estrutural – e este também não foi o propósito. Um paliativo, pode até ser chamado assim, mas de grande benefício.

Muita coisa foi feita com estes recursos e bastava ver as redes sociais e os editais para perceber que as possibilidades de inclusão eram quase infinitas. Cada estado e cada cidade tiveram sua liberdade.


Nenhum comentário: