Este velho ditado, “de grão em grão a galinha enche o papo”,
funciona! E para muitas coisas, ainda que não resolva tudo pois muitas vezes a
solução não é, em pequenas doses mas em algo mais pesado e efetivo, em dose
única. Problemas constantes exigem soluções constantes e quando o tema é social
parece que não existiria uma solução única e exclusiva, mas a soma de pequenas
soluções. Tudo isto para refletir uma campanha que vemos em alguns
supermercados de Natal e que rendeu, em 2020, cerca de R$ 412,2 mil, uma média
mensal em torno de R$ 30 mil.
É aquela campanha que ouvimos algumas vezes nos caixas e o convite
a fazer uma doação dos centavos da conta, um arredondamento, poucas moedas que
não pesariam para o consumidor. Além de um apelo impossível quase de negar:
como não concordar em doar R$ 0,01 ou R$ 0,10 ou R$ 0,25 de uma conta que foi
R$ 49,99, ou R$ 49,90 ou R$ 49,75, por exemplo? A soma, que se transforma em
doação, é praticamente imperceptível para quem está na fila do caixa.
Como sou consumidor quase cativo do Nordestão é lá que algumas
vezes fui convidado a fazer a doação do troco, das moedas. De forma muito
educada, nada apelativa, nenhuma insistência
nem comentário adicional. Apenas a pergunta se não gostaria de fazer a
doação dos centavos.
Não imaginava o tamanho da conta do resultado. Muito positiva,
acho, considerado o custo (zero, na verdade) e a oportunidade.
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