segunda-feira, 26 de abril de 2021

Cobre, explorando (corretamente) o minério

 

O Rio Grande do Norte tem minério de cobre? Será que teremos a exploração dessa nova riqueza mineral no Estado?

A exploração do cobre mais comum no Estado não tem nenhuma relação com a nobre atividade em mineração, mas sim o roubo de cabos revestidos de cobre utilizados em algumas empresas de telefonia (com tecnologia antiga, em fase de mudança), e que causam transtornos gerais.

Desta vez é a exploração do mineral que pretende a empresa Mineração Nordeste Brasil em uma área de sua exploração no município de Serra Negra do Norte. Não é a primeira tentativa mas, agora já conta com a licença ambiental do Idema para “pesquisa e extração de minérios (cobre e scheelita)” com um volume esperado de 1.500 m3/mês no sítio chamado Diniz, em uma área de 40 hectares. A scheelita é mais comum no RN e não traria novidades exceto, talvez, pela nova fronteira mineral, em Serra Negra do Norte quando estamos mais acostumados com as empresas em Currais Novos, notadamente a Tomaz Salustino e a Acauã.

Será muito importante esta confirmação de exploração de cobre, novas oportunidades estarão configuradas e, quem sabe, indicará um novo roteiro no mapa mineral do Estado.

Nenhum comentário: