quinta-feira, 29 de abril de 2021

Fiart inovadora

 

Mas, teremos a Fiart 2021. Desta vez, virtual e no mês de maio.

A inovação, de ser virtual, tem suas facilidades: a logística é muito mais simples, os erros podem ser corrigidos imediatamente e não há limitação de espaço, cabe todo mundo; e para quem perdeu uma apresentação cultural “ao vivo” terá sempre a oportunidade de ver e rever a gravação.

Mas, tem seus desafios: a divulgação é uma delas, mas bastante natural em todos os eventos, fazer com que o público saiba de sua existência, presencial ou virtual, é o dilema de todo mundo que organiza eventos.

Os desafios mais graves, no entanto são o evitar o chamado canibalismo e o velório.

Não se trata, obviamente, de desejar que algo dê errado com a Fiart, mas de perspectivas que são naturais quando há mudança estrutural de um evento. O canibalismo, na gestão de produtos, é quando você lança um produto que afeta o consumo de outro; o exemplo mais clássico é o da empresa que lança um pote de iogurte de um litro que acaba tendo tanto sucesso que diminui consideravelmente a venda do mesmo iogurte nos potes de150, 200, 250ml e a empresa, por conta dos custos, é obrigado a sacrificar uma das linhas de produção. O velório é quando a ideia paliativa ou a alternativa tem tanto sucesso que acaba superando o que existia e o passado perde sua consistência; um exemplo clássico é a casa de show especializada em, digamos, rock e que um dia coloca um show de música brega que faz tanto sucesso, mas tanto sucesso, que passa a ter somente músicas bregas...

Nenhum comentário: