quarta-feira, 14 de abril de 2021

Pipa, quantas décadas?

É importante ver esta dinâmica que lembra anos, melhor, décadas passadas. No final do século passado houve muito investimento em Tibau do Sul, Pipa virou centro de todas as atenções.

E rapidamente aconteceu o que agora, em uma escala muito reduzida, estamos vendo novamente: capital de fora sendo aplicado naquela localidade, desta vez paraibano e italiano. É bem verdade que na época o que mais chamava a atenção era o capita estrangeiro, tanto aquele trazido por investidores empresariais quanto por 1, 2, 3 pessoas que se reuniam para fazer um pequeno investimento. O Euro, na época, ajudou um pouco.

Agora, com o Euro tão distante para os brasileiros quanto uma viagem a Paris (principalmente depois da notícia de ontem do bloqueio dos voos), para quem está por lá, investir aqui ficou mais fácil, apesar de todos os riscos. Os europeus que recebem em Euro ficaram, em relação a nós, brasileiros, quase 100% mais rico apenas com a variação cambial: não precisaram fazer nenhum esforço, nenhum trabalho extra, nós fizemos isto para e por eles; simples assim....

Imaginar que tudo voltará ao período de décadas atrás apenas em função destes dois empreendimentos é ter muita criatividade. Não é o caso, é apenas o registro de quem alguém continua apostando suas fichas em novos projetos. Tomara continue assim.


Nenhum comentário: