terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aeroporto a prazo (2014), especulação imobiliária a vista (já começou!)

O novo aeroporto do Rio Grande do Norte já está gerando grandes volumes de negócios, antes mesmo do encerramento do leilão de ontem: é a “força” da especulação imobiliária que tomou conta do município e de seu entorno.

Os preços de terrenos naquela área sempre estiveram na mira dos especuladores – mas também, claro, dos investidores e a confirmação do leilão apenas inflacionou mais ainda o valor do metro quadrado. Ontem, então, com a proposta vencedora, a tendência é que os preços disparem novamente; o ágio (excessivo?) apenas reforçará a vontade de especular sobre aquelas áreas. Afinal, com a certeza do aeroporto e seu foco em indústrias e produção, mais do que nunca o produto mais escasso da região será a disponibilidade de – grandes – áreas.

Quem já estava investindo há anos e esperando por esse momento, deve ter tido motivos para comemorar bastante ontem às 10h51, quando o leilão foi encerrado: lucros a vista. A Prefeitura (sem esquecer o Cartório...) terão receitas e mais receitas adicionais e extraordinárias nunca vistas quando os terrenos começarem a ser regularizados e as transferências de imóveis de efetivarem.

Alguns comentários indicavam a participação de investidores do porte econômico de Eike Batista: grandes negócios; contratos também.

Se o aeroporto é um negócio a médio/longo prazo (2014), a especulação imobiliária em São Gonçalo do Amarante é um (ótimo) negócio à vista!

Um comentário:

Patrick disse...

É Otomar, é a triste realidade do nosso Rio Grande do Norte. Em vez de nossos empresários se dedicarem a empreendimentos que agreguem valor à cadeia produtiva, dedicam-se a especulação imobiliária.