sábado, 20 de agosto de 2011

Educação presencial ou a distância (EAD): qual investimento?

A educação a distância, mais conhecida pela sigla EAD, é uma tendência irreversível no mundo da educação, sobretudo no 3º grau. No Brasil já temos universidades exclusivamente com cursos a distância e tão somente seus pontos focais presenciais para atendimento ao aluno e realização de provas; uma sala ou um conjunto de poucas salas já é suficiente para que um novo “campus” seja criado.

Todos os grandes grupos nacionais investem em EAD sabedores da tendência global. Mas, se é uma tendência (quase necessidade) de mercado, o formato da contabilidade é bastante diferente: de um lado custos bem mais reduzidos e rentabilizados a custo praticamente zero a cada novo aluno mas, do outro, a receita também é drasticamente menor!

Quem escolhe estudar via EAD aceita as diferenças na forma de transmitir o conteúdo e, por isso, não admite pagar o mesmo valor de um curso presencial; aliás, os estudantes “exigem” um preço bem diferenciado entre sala de aula e multimídia/tv em sala de aula.

Qual o “ticket médio” de um aluno de graduação de curso presencial ou curso EAD?
# Curso presencial – R$ 400,00 em média
# Curso EAD – R$ 170,00 em média

Resultado: mais do que os cursos presenciais, os cursos via EAD são “brincadeira de gente grande”: a sustentabilidade do negócio depende de um grande volume de alunos; difícil a competitividade dos grupos locais.

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