sábado, 13 de agosto de 2011

Lojas do Baú vão desaparecer do mercado. Há muito tempo Natal não tem mais a sua

Você ainda é do tempo das “Lojas do Baú”, o Baú da Felicidade de Sílvio Santos que tanto encantou uma clientela fiel ao apresentador que popularizou, mais do que ninguém, o “domingão”? Ainda se lembra que chegou a existir uma loja aqui em Natal, ali na Rio Branco? Pois no próximo ano você não encontrará mais nenhuma dessas lojas, em nenhuma outra cidade do Brasil.

Sílvio Santos vendeu essa parte de seu patrimônio para o Magazine Luiza que mantém algumas das poucas unidades das Lojas do Baú que restam, essencialmente, no Estado de São Paulo. Mas, o grupo empresarial Luiza que ontem anunciou seu lucro do semestre (tão tímido... se comparado ao da Guararapes/Riachuelo) anunciou o fim do negócio: em 2012, somente Magazine Luiza.

Será o fim do que já foi o ícone brasileiro de acesso ao mercado?

Alguém ainda se lembra do Carnê do Baú que deveria estar “rigorosamente em dia” (acho até que foi Sílvio Santos que cunhou essa expressão...)? Você ganhava os prêmios por sorteio, mas podia ir também logo nas lojas comprar o produto desejado. Era um dos caminhos para que a classe popular tivesse acesso ao mercado consumidor.

Hoje, o consumo está desenfreado. O acesso ao mercado é bem mais fácil. O crédito está mais acessível do que nunca. E a marca de sucesso entre as classes D e E desaparecerá do mercado. Tempos modernos no mundo do consumo.

Nenhum comentário: