terça-feira, 2 de agosto de 2011

Raros e Mane Fils, a mais nova parceria internacional do RN

De um lado uma empresa de um dos maiores grupos empreendedores do Estado, da família de Arnaldo Gaspar, a Raros Agroindústria, fundada em 1978. Do outro lado, um dos maiores grupos mundiais do mercado de essências aromáticas e produção de perfumes.

A partir do 2º semestre do ano a mais nova parceria deverá incrementar as exportações do Estado que hoje concentram-se basicamente em essência de vetiver, óleo no qual a Raros construiu sua expertise e renome mundial (embora tenha, inclusive com certificação orgânica) um segmento de atuação ainda maior: patchouli, gerânio, marmeleiro, eucalipto etc)

A entrada da Raros no comércio internacional data de 2004 – após a implantação de sua unidade no CIA-Centro Industrial Avançado José Alencar, em Macaiba – quando fez sua primeira exportação para a Espanha. De lá para cá os números não variaram sensivelmente, mas a capacidade de produção e de escoamento sempre estiveram próximo do máximo.

Agora, alia-se a Mane et Fils da França, o 6º maior grupo empresarial do setor de essências aromáticas que viu seu faturamento saltar de US 539 milhões, em 2009, para US 643 milhões em 2010. A crise, pelo menos para a empresa não afetou o faturamento...

A Mane et Fils fará investimentos no Estado inicialmente com a aquisição de capital social da Raros. Mas terá como uma das projeções de novas áreas de atuação a “pesquisa e desenvolvimento tecnológico biogenético” na qual a empresa francesa desenvolve o principal de sua pesquisa, com a criação de novos aromas.

A Mane et Fils mantém sua sede principal nas proximidades da cidade de Grasse, a “capital mundial do perfume” e que se orgulha de apresentar um Museu do Perfume que conta a história da origem da cidade, incluindo a criação do famoso Chanel nº 5 (visitei o Museu há poucos meses e é de impressionar a diversidade de perfumes que encantaram e encantam o mundo até hoje).

Acompanhe as recentes exportações do Estado em óleo de vetiver:
# 2011 (1º semestre) – US 178.255 para a Índia
# 2010 – US 776.689 para a França e Espanha
# 2009 – US 116.594 para a Espanha

Com a nova aquisição, a Mane et Fils se aproxima de 15 unidades produtivas no mundo (além de outras duas no Brasil).

Nenhum comentário: