quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A nova tabela do IRPF e o crescimento econômico brasileiro

O Governo Federal indicou os valores da correção da tabela do Imposto de Renda retido na fonte para os anos de 2011 a 2014. Sairemos de R$ 1.566,61 esse ano para R$ 1.787,77 em 2014: todos os brasileiros que recebam salários até esse limite não terão dedução automática de sua remuneração.

A variação para os próximos 3 anos é de 14,11%. O que isso significa, na prática, para o cidadão brasileiro?

1. Se o Brasil crescer mais do que isso – e não e difícil – no período, o cidadão comum acabará pagando imposto de renda; se o Brasil crescer menos, ele sairá no lucro.

2. O Governo Federal projeta um crescimento econômico mais tímido nos próximos anos com temor dos efeitos da crise econômica internacional ou simplesmente uma medida extremamente cautelosa? Em todo caso, é o que anuncia como parâmetro para os demais indicadores.

3. O índice de 14,11% significará a tendência de negociação de reajuste dos servidores federais: se o Governo projeta essa faixa de crescimento do Imposto de Renda, deverá ser a mesma para o funcionalismo...

E, como não poderia deixar de haver um ganho político:

4. Com a antecipação da tabela do Imposto para os próximos 3 anos, desde já, diminui as negociações no Congresso ou a pressão da oposição para o reajuste do limite de isenção, motivo sempre de debates e espaço na mídia garantido aos partidos políticos (de oposição, claro).

Nenhum comentário: