quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Turismo all inclusive, uma tendência que se afirma na Europa

Os operadores de turismo europeu estão investindo na tradicional fórmula all inclusive em que o hóspede contrata em uma única vez todos os serviços, não somente os clássicos de hospedagem & alimentação (que aqui chamamos pelo terrível nome de “pensão completa”!), mas essencialmente aqueles ligados ao lazer: passeios, práticas desportivas, atividades lúdicas, festas temáticas no hotel etc.

A retomada da velha fórmula obedece a duas necessidades de mercado: por parte dos turistas que querem encontrar, desde já, algo mais a fazer do que simplesmente ficar no hotel com um bom café da manhã e depois ter que procurar onde almoçar, jantar, se divertir etc mas, sobretudo, por parte das empresas e dos operadores de turismo, diante da concorrência.

Curiosamente, essa concorrência não é “direta”, ou seja, não é disputa por mercado com outro estabelecimento ou empreendimento turístico. A concorrência é com a internet! Cada vez mais acessível em termos de informações sobre o país e – principalmente – os custos dos serviços, turistas têm buscado conciliar a programação básica com a opção de serviços. Mas, o que foi inicialmente uma perda de oportunidade para o setor hoteleiro, hoje se abre com uma nova oportunidade, a de contratar esses serviços e oferecê-los em um pacote; considerando o volume de compras, o preço fica mais atrativo.

É o mercado se adaptando às regras dos turistas visto que, já que não pode vender a internet, melhor tornar-se um aliado.

Essa é a nova tendência europeia nas férias de verão 2011 que se encerram nos próximos dias. E a expectativa do setor é de avançar mais ainda nessa “fórmula de sucesso”.

Chegará ao Brasil? Quando? E no Rio Grande do Norte?

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