domingo, 28 de agosto de 2011

Natal terá – finalmente – sua licitação de ônibus

A Prefeitura de Natal decidiu tomar as providências para resolver o sempre discutido processo de licitação da concessão de exploração de linhas de ônibus. Finalmente foi publicado processo licitatório para “Contratação de empresa especializada para prestação dos serviços inerentes a elaboração da minuta do edital de licitação das linhas
de transporte coletivo da cidade de Natal/RN, conforme especificado no termo de referência”.

Em breve, no mínimo, teremos um estudo aprofundado das necessidades de urbanização da cidade diante das novas unidades habitacionais e dos fluxos de deslocamentos. As linhas hoje existentes não obedecem mais a todas as demandas, tantas as mudanças na cidade de a última programação de concessão (foi quando mesmo?).

Muita coisa deve ser reprogramada. Não será fácil imaginar o “futuro” do transporte coletivo na Capital, mas é possível entender alguns critérios essenciais na definição de novas rotas:

# Crescimento populacional por bairro – em função da renda;
# Áreas ainda disponíveis para novos empreendimentos – forte demanda de novas rotas;
# Possibilidade de expansão urbana com o Minha casa, minha vida – grandes conjuntos residenciais criados “do nada”;
# Definição da capacidade de outorga na Zona Norte – novas demandas, uma nova cidade?
# Região metropolitana de Natal – necessidades de novas rotas com trajetos mais longos.

E a Copa 2014? Na verdade, nesse âmbito o impacto é quase zero! Parece curioso, mas planejar a demanda de transporte coletivo por causa de um evento que durará 2/3 semanas é não entender a necessidade da cidade: olhar para o futuro, não para um evento futuro.

O plano de transporte coletivo deve contemplar a Copa 2014, sem dúvida, mas deve ir além do imaginado para os anos de 2015, 2016, 2017, 2018 etc. Senão, melhor não fazer.

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