segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como ficará o comércio de rua com a Copa? Algum projeto já iniciado?

A expectativa de elevado consumo com a Copa em Natal é um dos atrativos que os shoppings tem buscado para investir em novos produtos e serviços. Afinal, padrão de consumo natural em todo o mundo (inclusive a China), os turistas circularão na cidade e buscarão o conforto do ar-condicionado e a segurança de um espaço fechado para realizarem suas compras.

Mas, como ficará o chamado comércio de rua?

Por tradição o comércio de rua sempre atraiu e continuará a atrair um grande público; é evidente que é impossível acabar com esse tipo de segmento! Mas, tradicionalmente, o comércio de rua está voltado para o público da cidade, como se houvesse uma natural divisão em turista e morador, cada um frequentando seu espaço.

Mas, a Copa trará um número de visitantes jamais visto em Natal em um curto espaço de tempo. Cabe ao comércio de rua começar a projetar formas de atrair essa nova clientela que está disposta a comprar enquanto passeia, entre um e outro jogo na Arena. O caminho mais fácil e a indicação mais tradicional serão os shoppings; nessa hora, todos os shoppings sairão ganhando.

Criar uma política de atratividade do comércio de rua para receber esse novo fluxo de visitantes pode ser, por exemplo, uma forma de revitalizar a estrutura do comércio de rua do Centro ou da Ribeira. A pergunta a ser avaliada é: como convencer o turista a visitar o comércio de rua?

Hora de começar a pensar na resposta.

Nenhum comentário: