sexta-feira, 12 de agosto de 2011

De novo Carrefour e Walmart. Mais desafios para o Nordestão a vista (e a prazo)

Carrefour e Walmart voltam ao noticiário econômico internacional mas, desta vez, o Pão de Açúcar não fará parte da história: anuncia-se que há um interesse – ou pelo menos uma negociação – da empresa americana em comprar o patrimônio da francesa Carrefour no Brasil.

Os dois maiores gigantes do setor varejista mundial não param de disputar mercados e o cenário político desfavorável do recente contexto Pão de Açúcar-Carrefour-Casino no Brasil parece atiçar mais ainda esse complicado “jogo de xadrez”: cada movimento de um é analisado pelo outro de forma cuidadosa.

Se essa aliança confirmar-se será outra expectativa para o grupo Nordestão. Uma aliança, ainda mais forte, entre os dois maiores concorrentes não deixará o mercado local distante dos novos projetos. Vale lembrar que a Copa 2014 está programada para Natal e todos estão de olho nos novos negócios; até lá muita coisa ainda acontecerá, inclusive no setor supermercadista.

Haverá espaço para as redes locais, isso é uma certeza que o mercado brasileiro tem demonstrado em todas as cidades mas, o domínio das grandes redes é um constante desafio. Para o Nordestão, confirmada a aliança, desafios a vista e a médio e longo prazos.

Nenhum comentário: