terça-feira, 2 de agosto de 2011

Precisamos de uma nova política industrial?

O Governo Federal deverá anunciar hoje a sua proposta de uma nova política industrial para o Brasil, depois de alguns adiamentos da data do lançamento.

O sigilo, por enquanto, tem sido a principal tônica. Não se sabe exatamente quais aspectos mais relevantes serão considerados e que setores terão os maiores benefícios.

No entanto, uma das preocupações é o “custo Brasil”; mas, na verdade, um novo “custo Brasil” além do mais conhecido e centrado nas deficiências logísticas, na burocracia, na enorme quantidade de normativos etc. Hoje, claramente, todos têm consciência que produzir no Brasil está caro e isso deve-se a dois fatores (sem falar na catastrófica cotação do dólar): o crescimento econômico – que tem puxados os preços para cima – e o salário – que tem sido beneficiado com aumentos acima da inflação.

A proposta, agora, é focar no custo de produção. As medidas esperadas estão na desoneração da produção, de forma direta e sensivelmente percebida pelo empresário; os outros de eficiência acima citados parecem dissociados de resultados a curto-médio prazo, a solução é atuar na linha de produção.

Logo mais teremos todas as informações. De antemão, é bom lembrar que toda e qualquer redução de custos de produção é geralmente benéfica para a economia; a aguardar, também, se essas novas medidas afetarão – e de que forma – a guerra fiscal entre os Estados.

Uma coisa é certa: com os elevados índices de arrecadação de impostos federais, uma reduçãozinha que impulsione a economia brasileira não afetaria tanto o caixa do governo central...

Nenhum comentário: