domingo, 28 de agosto de 2011

Parte II - Um tour pelo RN. Como?

Estamos há pouco mais de 1.000 dias do primeiro jogo da Copa do Mundo em Natal. Serão poucos jogos, 2, 3 ou 4, mas que movimentarão essencialmente o turismo e a economia local. A movimentação de pessoas, brasileiros e estrangeiros, o aumento do consumo e a demanda por produtos e serviços, num espaço tão curto de tempo (máximo de 3 semanas) é algo que precisa ser planejado pela economia local sob pena do turista sair com uma má impressão do Estado.

Uma questão central será: como agradar o turista durante sua permanência no RN?

Na última Copa, na África do Sul, o tempo média de permanência no País foi de mais de 10 dias. Supondo que alguém escolha Natal como sua “sede” para aproveitar os jogos da Copa aqui, mas também em Fortaleza e Recife, como agradá-lo para que sua estada produza o efeito que todos nós queremos: que ele faça propaganda gratuita do destino Natal/RN para o mundo inteiro.

Que programação ele cumprirá aqui esses dias todos? Sol, praia e piscina? Sete ou dez dias seguidos?! Se, talvez, ele estivesse saindo do gélido inverno finlandês ou islandês, até acreditaria... Mas, ele estará em pleno verão na Europa antes de vir para o RN; calor por calor, ele terá lá e a praia, esse tempo todo de bronzeado 100% é muito.

Cabe à iniciativa privada, coletivamente, esboçar um “Plano diretor do turismo no RN” com uma riqueza de diversidade para o turista em 2014 e que depois, claro, deve permanecer em prática. 2014 está longe ainda; mas muito perto para que o planejamento aconteça.

Nenhum comentário: