quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Carrefour em crise no Brasil. Quanto vale aquele terreno que já foi da T Barreto?

Quem já mora em Natal há algumas (poucas...) décadas provavelmente se lembrará da antiga “calça d’água”, uma enorme caixa d’água na antiga fábrica da T Barreto, que já foi um dos ícones da indústria do Rio Grande do Norte no período áureo da tríade algodão/têxtil/confecção.

Hoje, e num dos negócios de excepcional valorização imobiliária, funciona o Carrefour.

Mas, as notícias do Carrefour no Brasil não são das melhores... Anunciaram ontem o fechamento cinco lojas e a transformação de outras duas em Atacadão. O rombo financeiro, de Euro 500 milhões, nas contas do Carrefour no Brasil geraram, além da demissão da diretoria loca, uma necessidade de ajustes; esse, tudo indica, será apenas o primeiro, o mais emergencial.

Isso significa que, com outras unidades em Natal, não fica impossível imaginar que diante da valorização imobiliária em Natal – quanto vale aquele terreno hoje? Está em uma grande área, privilegiadíssima! – o Carrefour possa pensar em desmobilizar parte de seu investimento no Estado.

Não há qualquer indício público dessa situação; nem também havia quanto ao fechamento de lojas: ninguém nunca poderia imaginar que o Carrefour fosse reduzir seus investimentos no Brasil. Todas as expectativas com o gigante mundial do setor supermercadista sempre apontaram para novos projetos e ampliação de sua atuação no Brasil.


os: a “calça d’água” tinha, além da própria calça, um cinto!

Nenhum comentário: