quarta-feira, 20 de julho de 2011

Faculdade Neves encerra atividades enquanto Estácio investe

O ano de 2011 foi de intensa movimentação no mercado do ensino superior no Rio Grande do Norte com a entrada mais pesada do maior grupo nacional (a Estácio investiu mais de R$ 20 milhões nas aquisições da FAL e da Fartern) e, agora, a saída de um tradicional grupo local.

A Faculdade Neves não continuará em 2012. Encerrou suas atividades e negociou com outra instituição a transferência de seus alunos. A atividade não era mais rentável (na verdade, cabe se questionar se foi um dia rentável) e o prejuízo estava também prejudicando as contas do Colégio N. Sª das Neves, o Neves.

Foi, acredito, um erro e um mau gerenciamento. Um erro ao acreditar que o fato de possuir instalações ociosas a noite seria suficiente para atrair alunos e avançar no ensino superior. Um mau gerenciamento pela ausência de identidade da Faculdade que não conseguiu se posicionar no mercado ou associar uma marca ao resultado esperado: que vantagens teria em estudar na Faculdade Neves?

Aliado a isso, o investimento no ensino superior exige volume de alunos para sua sustentabilidade. Capital é necessário para manter os investimentos e a mídia é fundamental para se tornar conhecido (quando se fazia alguma matéria nos jornais a Faculdade Neves muitas vezes nem era lembrada!).

E num mercado em que os preços são muito próximos e o aumento é limitado pelo – excesso – da concorrência, era um projeto difícil de se consolidar.

Nenhum comentário: