segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fórum discutirá relações econômicas e o impacto no desenvolvimento regional brasileiro

O Fórum BNB de Desenvolvimento, em sua 17ª edição anual realizada em Fortaleza, na sede do seu escritório de pesquisa, o Etene, trará uma discussão que poderá apresentar impactos positivos para abertura de novos mercados compradores para o Nordeste brasileiro.

Uma dos temas de debate será “Especial APDR - Aspectos da globalização nas relações econômicas do Atlântico Sul e seu impacto no desenvolvimento regional” com a participação do presidente Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional além de professor de universidade em Cabo Verde, pesquisador do tema.

Quando se fala em relações econômicas regional-global o Mercado Comum Europeu é uma referência na temática integração; bem diferente do nosso Mercosul e suas dificuldades de atender regras básicas, tais a livre circulação de mercadorias (nessa semana – e pior, novamente – Brasil e Argentina parecem disputar que tem mais “poder” para fechar as fronteiras aos países de um mesmo bloco...).

O mercado de países de língua portuguesa, pela identidade cultura-linguística, pode ser um facilitador para nossas exportações: novos mercados para nossas empresas?

O debate acontecerá na terça-feira (19) às 11h45.

Nenhum comentário: